Na manhã desta Segunda-Feira (12), a Prefeitura Municipal de José de Freitas através da Secretaria Municipal de Saúde entregou 100 kits uniformes aos Agentes Comunitários de Saúde que atuam na zona rural e urbana do município. Os kits são compostos por uma camiseta e uma bolsa, que o objetivo dos mesmos além de padronizar as vestimentas, vão identificar os Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares.
Na oportunidade houve uma assembléia geral com o intuito de discutirem as questões da aprovação do Piso Salarial dos agentes de saúde e também a vinda do CEIR Móvel à José de Freitas.O Diretor Financeiro da Secretaria de Saúde Francisco Lustosa, esteve no local esclarecendo aos agentes sobre a parcela do piso salarial de cada um, que ficou negociada em R$80,00 reais equivalendo um total de seis meses de R$480, 00 reais, que o mesmo será dividido em 50%, sendo uma parcela no mês de maio e a outra parcela no mês de junho do ano corrente.
[caption id="attachment_1369" align="aligncenter" width="640"]
Diretor Financeiro da Sec. de Saúde Francisco Lustosa[/caption]
Além disso, foram debatidos assuntos sobre o CEIR Móvel, onde a representante local Rosário, enfatizou a importância desse projeto para o município destacando que cada agente de saúde deverá saber a necessidade de cada paciente domiciliado atendido. Nos dias 19 e 20 de maio, próxima segunda e terça- feira, o CEIR Móvel estará em José de Freitas atendendo a população local, priorizando pessoas com deficiência física e/ou motora, onde o trabalho acontecerá na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que fica localizada na Rua Antonio Florêncio, nº 264, Centro.
[caption id="attachment_1370" align="aligncenter" width="640"]
Representante Rosário fala sobre a vinda do Ceir Móvel para José de Freitas[/caption]
A equipe do Ceir irá tirar as medidas da população que precisa de órteses, próteses, cadeiras de rodas, muletas e outros meios auxiliares de locomoção. Para serem atendidos, basta apresentar o encaminhamento fornecido por um médico ou fisioterapeuta vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), especificando o tipo de equipamento necessário para o uso. Além disso é preciso fornecer no ato do atendimento cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
[caption id="attachment_1371" align="aligncenter" width="640"]
Agentes Comunitários de Saúde[/caption]
A 1ª Dama e secretária de Saúde Adriana Rodrigues, o Presidente da Associação dos Agentes de Saúde Rummenigge Ribeiro, o Diretor Financeiro da Saúde Francisco Lustosa, representantes do NASF e cerca de 40 Agentes de Saúde estiveram presentes na reunião.
[caption id="attachment_1373" align="aligncenter" width="640"]
Secretária de Saúde Adriana Rodrigues e Agente Comunitária de Saúde[/caption]
[caption id="attachment_1374" align="aligncenter" width="640"]
Novos Uniformes dos Agentes de Saúde[/caption]
Redação e Fotos: Jayranne Melo
Fonte : Ascom PMJF