Programa Bolsa Família local realiza mais uma etapa de atualização de atualização cadastral
| IBGE: 220550 |
- 5.802 com renda per capita familiar de até R$70,00;
- 7.404 com renda per capita familiar de até R$ 140,00;
- 8.780 com renda per capita até meio salário mínimo.
Prédio do Bolsa Família de José de Freitas, localizado na Rua Hugo Napoleão nº 1325, centro[/caption] Em relação às condicionalidades, o acompanhamento da frequência escolar, com base no bimestre de novembro de 2013, atingiu o percentual de 98,05%, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 5.185 alunos acompanhados em relação ao público no perfil equivalente a 5.288. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 92,39%, resultando em 1.142 jovens acompanhados de um total de 1.236. [caption id="attachment_1491" align="aligncenter" width="640"]
Formulário de preenchimento para o cadastro Único[/caption]
Já o acompanhamento da saúde das famílias, na vigência de dez de 2013, atingiu 81,35 %, percentual equivale a 3.844 famílias de um total de 4.725 que compunham o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do município.
Formulário de Cadastro Único[/caption]
Por que é feita a Averiguação Cadastral?
O Cadastro Único é o principal instrumento para o acesso da população de baixa renda a programas sociais do Governo Federal. Por isso, é tão importante que as informações cadastrais reflitam a realidade de cada família. Com o objetivo de contribuir para a qualidade do Cadastro Único, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), verifica periodicamente a consistência das informações prestadas pelas famílias ao Cadastro Único, por meio da Averiguação Cadastral.
Em Março de 2014 a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), disponibilizou a todos os municípios brasileiros a relação nominal dos beneficiários que precisam atualizar seus dados no CadÚnico ate 16/06/2014, para o município de José de Freitas – PI a quantidade de pessoas foi de 507 beneficiários que obedeceram ao um cronograma feito pela Coordenação local, que é tem o professor Fernando Calaça, e a Secretaria Maria das Graças como Gestora do programa. O referido período de atualização se dividiu em duas etapas. A primeira iniciando em 22/04/2014 estendendo ao dia 25/04/2014 atendendo as pessoas da zona rural, a segunda etapa da atualização cadastral atendeu as pessoas da zona urbana iniciando em 28/04/2014 finalizando 05/05/2014. A quantidade de famílias com cadastro atualizado atingiu a um percentual de 60%, ficando abaixo do esperado. Diante de tão situação a Coordenação municipal estar montando a um novo cronograma para identificar as famílias que não compareceram para atualizar seus dados.
Caso a família não obedeça ao prazo de atualização cadastral, as mesmas receberam mensagens via extrato de pagamento informando que terão seus benefícios bloqueados pelo motivo de não atualização, onde o desbloqueio do beneficio só ocorrerá logo após a atualização no sistema do CadÚnico.
O departamento do Programa Bolsa Familia em José de Freitas fica localizado à rua Rua Hugo Napoleão, 1325 centro em frente a SEMAC, aberto diariamente de segunda às sextas-feira no horário de 08:00 às 13:00, e em período de atualização cadastral o atendimento estende-se até as 16:00.
[caption id="attachment_1498" align="aligncenter" width="640"]
Assistente Regina executando o Cadastro Único de Maria de Fátima[/caption]
Publicado por: Jayranne Melo - Ascom PMJF
Fonte: Coordenação do Programa Bolsa Família
José de Freitas – PI
Serviços em Destaque
Links Rápidos