O Memorial do Fidié foi inaugurado no dia 07 de Abril do ano em curso, data esta em que comemoram- se os 136 anos de emancipação política, quando também é baixado Decreto Municipal transformando o Morro do Fidié numa Zona de Recuperação Ambiental, de acordo com a Lei Municipal nº 1,224/11.
[caption id="attachment_72485" align="aligncenter" width="640"]
Memorial do Fidié com registros de todos os Prefeitos que já governaram José de Freitas[/caption]
O Morro do Fidié está sendo transformado numa atração turística com muito valor agregado, enriquecendo o patrimônio turístico de José de Freitas. É um Projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo – SEMAT, patrocinado pela Prefeitura Municipal. No cume do morro também tem um pequeno Mirante que proporciona aos visitantes o visual de toda a cidade e até da serra de Santo Antônio de Campo Maior.
[caption id="attachment_72486" align="aligncenter" width="640"]
Escadaria do Morro possuindo 140 Degraus[/caption]
Além da imagem de Cristo, do mirante, do visual da cidade, da enorme escadaria, da imagem da santa e da arte de João Oliveira, das trilhas naturais, o Morro do Fidié conta também com um memorial constituído pela história do Major Fidié e a Batalha do Jenipapo, e pela história política do município de José de Freitas.
[caption id="attachment_72487" align="aligncenter" width="633"]
Registros, Histórias e fotos[/caption]
Além da beleza natural, no cume do Morro tem uma imagem de Cristo Ressuscitado de 1,80 m de altura, inaugurado em 1947 com missa campal rezada por D. Severino Vieira de Melo, então Bispo de Teresina.
[caption id="attachment_72488" align="aligncenter" width="640"]
Imagem de Cristo no cume do Morro[/caption]
A riqueza turística do Morro do Fidié conta também com a imagem de N. S. do Carmo esculpida em cima de uma pedra, pelo Professor Murilo Couto, baiano da Escola Técnica Federal (atual IFPI) que, a pedido do então Juiz Alberto Resende Veras (1905-1986), por graça alcançada, mandou esculpir a imagem da Santa milagrosa, nos anos 60 do século passado. A pedra faz parte do Morro do Fidié e está localizada a leste da escadaria e de frente para a AV. Petrônio Portella. Sob a pedra da Santa, o artesão freitense, João Oliveira, esculpiu em pedra a vida do nordestino, enriquecendo o ponto já tão atraente da Santa sobre a Pedra.
[caption id="attachment_72489" align="aligncenter" width="613"]
Imagem de Nossa Senhora do Carmo e esculturas de João Oliveira[/caption]
Atualmente a Secretaria de Infraestrutura e SEMAT deram mais comodidade às pessoas que ali visitam, em torno de 50 visitantes por dia. A área onde fica o Cristo foi feito um piso de cimento e colocados bancos de concreto, aliando conforto aos turistas que frequentam o local para fazerem suas orações e até mesmos fotografarem tendo ao fundo a linda paisagem de nossa cidade. As escadarias também foram recuperadas e o que era mal estruturado, hoje tornou- se o Ponto Turístico mais visitado da cidade.
[caption id="attachment_72490" align="aligncenter" width="640"]
Bancos de concreto colocados no cume do Morro[/caption]
Redação: com informações da Secretaria SEMAT
Editado por: Jayranne Melo
Fotos: Jayranne Melo/ Rede Social Facebook