O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares participou de reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, nesta segunda-feira (03), sobre o curso de Formação da Guarda Municipal de José de Freitas. As aulas serão ministradas na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso de formação para os aprovados no concurso ainda está em fase de estudo e adequações. Três cidades estão buscando formar uma única turma, visto que o custo aproximado da formação de novos cadetes com porte de arma chega ao valor de R$ 500.000,00. O curso será feito por meio da parceria entre Governo do Estado e as prefeituras.
O termo de convênio para o curso de formação com porte de arma dos guardas efetivos será assinado na próxima semana e será realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Após o firmamento do convênio entre Estado e Prefeituras, se iniciará o curso de formação dos novos guardas municipais que foram aprovados no ultimo concurso realizado pela Prefeitura de José de Freitas. O curso tem 560 horas/aula para os novos Guardas. Os guardas serão treinados pelo Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. Os guardas receberão treinamento sobre armas letais e não letais. Durante o curso, os alunos terão acesso aos alojamentos, estande de tiros e com grade curricular específica para eles.
Fábio Abreu ressaltou que a Segurança está estendendo essa parceria com as guardas municipais de outras cidades. Altos, Demerval Lobão e José de Freitas já demonstraram interesse em firmar parceria com para realização do curso. A meta é proporcionar a aos guardas treinamentos na Acadepol para que eles fiquem habilitados a portarem armas e desempenhar bem o seu trabalho. As câmeras de vigilância já estão com os recursos em conta e está em fase de licitação e tomada de preços. Para receber toda a nova estrutura, o prefeito Roger Linhares já garantiu que será feito toda uma reforma de adequação do atual prédio da guarda, que também receberá mais uma viatura.
ASCOM