A Pastoral da criança, organismo da ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e capacitação de líderes que trabalham voluntariamente em benefícios de crianças de 0 a 6 anos de idade.
A missão da pastoral da criança é promover o desenvolvimento das crianças, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
[caption id="attachment_126" align="alignnone" width="600"]
Padre Alves e Maria Helena líder da pastoral no Bairro Ipiranga[/caption]
Em José de Freitas, a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, tem efetuado um excelente trabalho nas comunidades adjacentes ao Bairro Cidade Nova.
O Padre Francisco Alves conta com total apoio da Coordenadora da Pastoral da Criança em José de Freitas, Hermília Lima, que também é uma das líderes da Pastoral no Bairro Gusmão.
[caption id="attachment_127" align="alignnone" width="600"]
Vice-prefeita Livramento Rocha e Luceline Craveiro visitando equipe da Patoral da Criança[/caption]
O trabalho da pastoral é feito de porta em porta a fim de selecionar as famílias mais carentes, cada líder é responsável por acompanhar 15 crianças carentes, essa atividade compreende o acompanhamento do peso e desenvolvimento intelectual das crianças, bem como orientações e capacitações às mães.
A Pastoral da paróquia Nossa Senhora do Rosário abrange os bairros Cidade Nova, Ipiranga, Tijuca, Gusmão, Bairro de Fátima, e as comunidades Lembrada e Sol Nascente; com o objetivo de expandir para as comunidades Graciosa, Graça e Jacu.
"Para trabalhar na pastoral da criança é preciso ter muito amor, constantemente nos deparamos com muitas situações difíceis" - disse Maria Helena, líder da pastoral no Bairro Ipiranga.
Graças à parcerias, a pastoral realiza atividades como aula de reforço escolar, distribuição de cestas básicas, atendimento médico e orientações para alimentação saudável.
O resultado avaliado pelos líderes é a felicidade das crianças, melhoria no planejamento familiar e desenvolvimento delas.