O programa Melhor em Casa, ao lado da Saúde da Família, é uma das estratégias para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multi-profissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
A secretaria de saúde cuja pasta é comandada pela secretária Adriana Rodrigues vem implantando importantes programas que visam melhorar a qualidade de vida da população freitense dentre eles ganham destaque: a implantação de mais 06 unidades básicas de saúde,implantação de mais 2 equipes do NASF,Mais médicos, dentre outros programas.
O programa melhor em casa que foi lançado no último dia 02 de julho e já ganhou a aceitação da população por seus profissionais qualificados e pela política de saúde social no conforto do lar e principalmente por que esse paciente tem acesso aos serviços básicos de saúde sem precisar sair de casa diminuindo o sofrimento das pessoas que necessitam dos serviços.
Serviços oferecidos:
As equipes multidisciplinares fazem atendimento durante toda a semana (de segunda a sexta-feira ), 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão nos finais de semana e feriados. Cada equipe pode atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. Cada paciente recebe, em média, uma visita semanal.
As equipes são formadas, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, psicólogo e farmacêutico, além de fisioterapeuta e assistente social poderão compor as equipes de apoio.
Os profissionais desenvolvem e ensinam hábitos saudáveis de vida, como: alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social estimulante, atividade ocupacional prazerosa e mecanismos para atenuar o estresse. Em contrapartida, desestimulam a prática do tabagismo, o alcoolismo e a automedicação, considerados nocivos.
O Melhor em Casa está reabilitando os pacientes em domicílio, garantindo a continuidade do tratamento integrado à rede de atenção à saúde. Além disso, o programa possibilita a redução da internação hospitalar e reduz o tempo de permanência dos usuários internados.
O cadastro é feito diretamente no Postos de Saúdes onde o paciente é atendimento ou por meio dos agentes comunitários de saúde.
Fonte: Ascom