Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe do Ministério da Saúde mas propriamente da 4ª Coordenação Regional de Teresina -PI, esteve em José de Freitas para fazer a colheita de vetores do mosquito transmissor da Leishmaniose onde foram espalhadas armadilhas em alguns locais da cidade onde há incidência do mosquito denominado " flebótomo ".
[caption id="attachment_3047" align="aligncenter" width="600"]
Armadilhas com os mosquitos[/caption]
Há várias formas diferentes de leishmaniose, sendo que as mais comuns são a cutânea, que causa feridas na pele, e visceral, que afeta alguns órgãos internos como fígado, medula óssea e baço.De acordo com o coordenador Antonio Carlos, as armadilhas foram colocadas no finalzinho da tarde de ontem quarta-feira (16) e somente retiradas na manhã desta quinta-feira, onde os mosquitos que foram capturados, serão levados à um laboratório da capital Teresina para análise no Departamento de Entomologia à fim de identificar a espécie envolvida.
[caption id="attachment_3048" align="aligncenter" width="600"]
Pesquisador fazendo a retirada das armadilhas[/caption]
A finalidade é encontrar os mosquitos das espécies Lutzomyia Longipalpis ( Mosquito da Palha) que esta, é a única que transmite a Leishmaniose Visceral Humana e Canina no Piauí. A transmissão da doença é feita através da picada do mosquito muitas vezes em cães, que pode ser transmitida ao homem podendo inclusive levar a óbito. Estes mosquitos são encontrados em quintais de residências e locais onde existem acúmulos de folhas secas, estercos de animais, enfim, local úmido e sombreado passíveis de acúmulo de materiais que possam entrar em decomposição.
[caption id="attachment_3049" align="aligncenter" width="600"]
Local onde pode ser encontrado o vetor causador da doença[/caption]
Paralelamente os pesquisadores, visitaram e instalaram as armadilhas nas regiões da Rua José Paulo dos Santos, Bairro Suco de Uva, Rua Pedro Craveiro, Antonio da Costa Carvalho e Rua José de Sampaio Almendra todas no centro da cidade. A pessoa com Leishmaniose geralmente deixa transparecer alguns sintomas como febre, perda de peso, inchaço no fígado e baço, e alguns testes de sangue anormais, como por exemplo pacientes com baixa contagem de sangue, ou diminuição das células vermelhas ( Anemia).
No caso de existência do mosquito em nosso município, haverá a mobilização de Agentes de Endemia , através da Secretaria Municipal de Saúde, no combate à Leishmaniose na qual será feita a dedetização de locais mais propícios à doença.
[caption id="attachment_3051" align="aligncenter" width="600"]
Pesquisadores Antonio Carlos, Gilson José e Raimundo Nonato (Motorista)[/caption]
Redação: Jayranne Melo
*Fotos> Adailton Martins
Fonte: Ascom PMJF