Na manhã desta quinta- feira (31), a Prefeitura Municipal de José de Freitas através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II) promoveu diversas atividades com crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, desde a implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
[caption id="attachment_3475" align="aligncenter" width="960"]
Assistente Social Samila Farias orientando as crianças e adolescentes[/caption]
O programa do Governo Federal é uma reformulação dos serviços até então concedidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que consistia em coibir o trabalho infantil, por meio de oficinas, com foco no reforço escolar.
[caption id="attachment_3476" align="aligncenter" width="960"]
As crianças e adolescentes se divertem bastante com as atividades[/caption]
Como o próprio nome sugere, o programa trabalha em dois eixos principais. O primeiro é o da Convivência Social, que remete aos serviços de Proteção Social Básica, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O segundo é o eixo da participação da criança e do adolescente, remetendo a interação e aprendizado dos jovens que integram o programa.
De acordo com a Assistente Social Samila Farias do CRAS II, crianças e adolescentes de todos os bairros do município, desenvolvem diversas atividades, em dois turnos. “Atualmente trabalhamos com várias crianças, que realizam atividades lúdicas com temas variados, além de estarem inseridas em três oficinas em seu contra-turno escolar”, explica.
Os alunos são divididos por faixa-etária nas duas turmas. Uma entre 6 e 9 anos e outra de 10 a 15 anos. De acordo com a Assistente Social do CRAS II, as atividades consistem no trabalho sobre temas lúdicos, repassados sob diversos métodos. “As crianças e os jovens que passam por aqui aprendem vários temas, de diversas maneiras”, afirma.
Também são realizadas outras atividades complementares na sede do CRAS II, que são coordenadas pelos orientadores sociais Samila Farias, Nadir Figueiredo e a Psicóloga Cristina Santana .
As crianças e os adolescentes possuem plena consciência dos benefícios das atividades que realiza dentro do programa onde os mesmos podem soltar a imaginação.
Desde a criação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Ministério do Desenvolvimento Social tem oferecido de forma mais ampla os recursos e apoios necessários para as crianças e adolescentes carentes de todo o país. Hoje, o programa trabalha proporcionando maior variedade nas atividades para crianças e adolescentes. O SCFV também foi incorporado a outros serviços da Assistência Social, unificando todos os recursos repassados através dos programas Projovem Adolescente e o Serviço de Proteção Social Básica para Crianças e Idosos.
Redação: Jayranne Melo
Fotos> Página Oficial do CRAS II de José de Freitas/Facebook
Ascom PMJF



