Durante a quinta-feira (05) o Centro Paroquial da cidade de José de Freitas esteve repleto de profissionais de saúde. A secretaria de Saúde realizou um curso com esse profissionais voltado para a prática da educação popular em saúde.
O curso tem como base os princípios e as matrizes pedagógicas da Educação Popular em Saúde referenciados pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). Reafirma o compromisso da universalidade, da equidade e da integralidade e da efetiva participação no SUS, valorizando os saberes populares e o incentivo à produção compartilhada do conhecimento. Tem como pilares dessa construção: o diálogo, a amorosidade, a problematização, a construção compartilhada do conhecimento, a emancipação e o compromisso com a construção de um projeto democrático e popular.
O curso pretende também contribuir para o aprimoramento da atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica de Saúde, em especial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias (de vigilância em saúde, de saúde pública e similares), em relação às práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-mercadológico a Educação Popular em Saúde.
O curso foi realizado presencialmente com uso de recursos destinados à problematização da realidade e à construção de vínculos entre os participantes e momento com a utilização do ambiente virtual de aprendizagem, além da intervenção cotidiana nos territórios de atuação.
Assim o Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) significa uma grande rota que o profissional vinculado à Atenção Básica foi convidado à construir para refletir sobre seu papel e suas práticas educativas de mobilização social.
Imagens: Adailton Martins